Seguro Responsabilidade Civil Fortaleza

O seguro Responsabilidade Civil, também conhecido como RC, tem como finalidade proteger o contratante de ações ou reclamações judiciais em que foi responsabilizado judicialmente por ter causado algum dano involuntário a terceiros.

A contratação dessa modalidade de seguro é importante, pois garante o ressarcimento para o segurado da quantia que teria de desembolsar para indenizar terceiros por conta dos danos sofridos, diminuindo seus gastos significativamente.

Todo seguro Responsabilidade Civil é dividido em quatro segmentos distintos. O mais conhecido é o Responsabilidade Civil Geral (RCG), que é muito contratado por pessoas físicas e jurídicas, como indústrias, prestadoras de serviços, empresas de obra civil, dentre outras.

Outro RC bastante procurado atualmente é o de Responsabilidade Civil Profissional (E&O – Erros e Omissões), que pode ser contratado individualmente ou em grupos, modalidade esta que reduz o valor da apólice de seguro.

No caso do seguro Responsabilidade Civil Profissional, a cobertura é voltada a danos involuntários causados tanto a colaboradores da empresa como a clientes, cobrindo ações judiciais movidas pelo descontentamento com o trabalho realizado.

Existe ainda o segmento Responsabilidade Civil Riscos Ambientais, que abrange cobertura de ações judiciais envolvendo danos causados à natureza, como ao lençol freático, mananciais, praias, rios, atmosfera, flora e fauna, em atividades industriais.

Por último, há o segmento Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores, chamado também de D&O, sigla de Directors and Officers Liability Insurance.

A modalidade D&O é contratada por diretores, gerentes, administradores, executivos ou empreendedores que desejam se proteger de ações judiciais envolvendo reparação financeira por danos causados por uma tomada de decisão equivocada ou omissão de desempenho.

Nesses casos, o seguro Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores protege o profissional, evitando a perda de seus bens, e reembolsa eventuais gastos com indenizações que a empresa tiver.

Atualmente, a contratação do seguro Responsabilidade Civil só é obrigatória para proprietários de meios de transporte aéreo, marítimo e terrestre movidos a motor. Em demais casos, o seguro RC é facultativo.

No entanto, para quem não abre de mão de estar sempre protegido e evitar gastos financeiros com ações judiciais e indenizações, a contratação do seguro Responsabilidade Civil é um excelente investimento!